Terça, 11 de Maio de 2021 19:27
(94) 99132-6339
Política Câmara Municipal

Sem licitação?, Câmara Municipal de Xinguara vai gastar quase meio milhão de reais em 2019

Câmara Municipal de Xinguara vai gastar quase meio milhão de reais em 2019

04/04/2019 21h50 Atualizada há 2 anos
668
Por: André Silvestre Fonte: Da redação, com informações do blog do João Carlos
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

A Câmara Municipal de Xinguara contratou, no início deste ano, para as áreas contábil e jurídica, ao custo de quase meio milhão de reais para este ano de 2019, serviços que, em tese, já possuem servidores com as qualificações próprias para atender às necessidades da Casa de Leis.

Um parecer do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará – TCM – PA, que não se aplica a todos os casos de contratações sem o devido processo de licitação, foi usado como justificativa para que o presidente da CMX, Dorismar Altino, se arriscasse a contratar ao custo de 220 mil reais, um escritório de contabilidade e desembolsar 240 mil reais para um escritório de advocacia.

Um fator curioso é que a Câmara Municipal tem em seu quadro, profissionais da mesma área, efetivos ou contratados.

 

DISPENSA DE LICITAÇÃO

 

A Presidente da Comissão Permanente de licitação do Município de Xinguara / PA, através da CÂMARA MUNICIPAL DE XINGUARA, em cumprimento à ratificação procedida pelo Gestor da CÂMARA MUNICIPAL, faz publicar o extrato resumido do processo Administrativo n.º 01/2019/CMX, de INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO a seguir:

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 01/2019/CMX

PROCESSO LICITATÓRIO Nº: 01/2019/CMX

R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais).

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Art. 25, inciso II da Lei nº 8.666/93 e suas posteriores alterações.

DECLARAÇÃO DE INEXIGIBILIDADE: emitida pela Presidente da Comissão Permanente de Licitação e ratificada pelo Excelentíssimo Sr. DORISMAR ALTINO MEDEIROS, na qualidade de ordenador de despesas.

 

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA: Caso semelhante que implicou em punição aos culpados

 

Após Ação Civil Pública ajuizada pelo promotor de Justiça Emerson Costa de Oliveira contra a prefeitura de Canaã dos Carajás, a juíza Juliana Lima Souto Augusto proferiu decisão judicial favorável a condenar, por Ato de Improbidade Administrativa, a Prefeitura de Canaã dos Carajás, representada pelo prefeito Jeová Gonçalves de Andrade.

A Promotoria de Justiça de Canaã dos Carajás identificou os atos de improbidade realizados pelo Prefeito, que nos anos de 2013 e 2014 contratou, mediante dispensa de licitação, diversas assessorias contábeis e jurídicas.

A contratação direta de serviços sem a inexigibilidade de licitação é admissível apenas em casos singulares e exige notória especialização dos contratados. No caso de Canaã, o promotor Emerson Costa destaca a falta de notoriedade dos contratados e a não singularidade no serviço, pois as contratações foram para atividades continuadas e rotineiras. Na ação, o promotor também ressalta a falta de pesquisa de preços de mercado sobre as melhores opções dos serviços que foram contratados pela Prefeitura do município.

 

Da redação, com informações do blog do João Carlos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
André Silvestre
Sobre André Silvestre
Se você sentia falta de um canal de notícias que pudesse mantê-lo informado sobre os acontecimentos de Xinguara, você está no lugar certo. Neste Site, você terá, de forma permanente, os relatos dos fatos mais importantes de Xinguara e região.
Xinguara - PA

Xinguara - Pará

Sobre o município
Xinguara é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 07º05'42" sul e a uma longitude 49º56'45" oeste, estando a uma altitude de 279 metros. Sua população estimada pelo IBGE em 2017 é de 43.530 habitantes. Possui uma área de 5779,412 km².
Xinguara - PA
Atualizado às 19h27 - Fonte: Climatempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 32°

27° Sensação
7.7 km/h Vento
66.3% Umidade do ar
80% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (12/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (13/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio