Terça, 11 de Maio de 2021 20:21
(94) 99132-6339
Política Senador Jader

Senador Jader quer incentivar projeto de aquicultura na Ufopa

Senador Jader quer incentivar projeto de aquicultura na Ufopa

04/04/2019 09h43 Atualizada há 2 anos
451
Por: André Silvestre Fonte: (Luiza Mello/Diário do Pará)
Jader recebeu, em Brasília, o reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, que apresentou a ele o projeto. (Foto: Divulgação)
Jader recebeu, em Brasília, o reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, que apresentou a ele o projeto. (Foto: Divulgação)

Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) quer implantar um Núcleo de Biotecnologia em Aquicultura com viveiros de produção de peixes, alojamento e laboratórios para incentivar a produção de organismos aquáticos em uma das regiões mais beneficiadas pela biodiversidade no planeta.

A ideia é abrigar alunos e pesquisadores dos vários campi que integram a Ufopa para desenvolverem pesquisas e novas tecnologias para ampliar o setor da produção pesqueira, que representa hoje um dos maiores potenciais de desenvolvimento do Pará.

O senador Jader Barbalho (MDB) recebeu, em Brasília, o reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, que apresentou a ele o projeto de construção de 16 viveiros, além da construção de novos laboratórios destinados a manter aulas práticas aos pesquisadores, acelerar a produção científica e ser uma ponte para a comunidade local ter acesso ao conhecimento produzido dentro da Universidade na área da aquicultura.

O reitor foi pedir apoio ao senador para a indicação de emendas parlamentares que ajudem na implantação do novo projeto. Poucas pessoas sabem mas, nos últimos anos, com a crise financeira que as universidades públicas vêm enfrentando, são os deputados e senadores que estão ajudando as instituições de ensino superior de seus estados a fazerem investimentos em novos projetos e em construções e ampliações de laboratórios e cursos. “Esta é mais uma proposta que a bancada do Pará certamente vai apoiar.

De minha parte reforço meu apoio às instituições públicas de ensino. As universidades são estratégicas para o desenvolvimento do país por serem indutoras de trabalhos científicos, tecnológicos e de inovação, instrumentos eficazes para superação das desigualdades regionais”, lembra o senador. ENSINO A regionalização das instituições de ensino superior no Pará é uma das áreas de atuação do senador Jader.

Durante sua atuação parlamentar ao longo dos anos, tem apoiado a criação de novas universidades e novos campi nas regiões mais distantes da capital paraense, o que tem permitido maior acesso de jovens ao ensino superior. O campus de Altamira é um exemplo do trabalho de Jader em prol da descentralização da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A criação da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na época em que foi governador do Pará, também permitiu o acesso gratuito para milhares de estudantes ao ensino superior de qualidade. Jader ressaltou o fato de o Pará ter no Congresso Nacional parlamentares comprometidos com a educação “e por isso unimos esforços para destinar recursos do Orçamento Geral da União por meio de emenda de bancada, para as universidades paraenses”.

O senador lembra que o clima tropical favorável, a grande reserva de água doce disponível para abastecer os tanques, a enorme quantidade de terras acessíveis para construção e a alta demanda do pescado no mercado, são fatores que alavancam a piscicultura na região Norte. “Apoiar esse projeto da Universidade Federal do Oeste do Pará é ajudar a incentivar a nossa produção e a forte vocação do Estado para a produção do pescado.

É garantir emprego e renda para milhares de pessoas que vivem desse ofício tão importante para nossa economia”, reforçou. PRODUÇÃO Segundo o Anuário da Piscicultura Brasileira – edição 2019, o Brasil produziu 722.560 toneladas de peixes de cultivo em 2018. Resultado é 4,5% superior ao de 2017 (691.700 t). Rondônia, Roraima e Pará (região Norte), Mato Grosso (região Centro-Oeste) e Maranhão (região Nordeste) são os maiores produtores de peixes nativos do Brasil, de acordo com a publicação. As espécies nativas mais produzidas são: tambaqui, pirapitinga, pacu e seus híbridos, principalmente tambatinga. Os 5 estados, juntos, representam 69,3% da produção de peixes nativos, lembrando que estas espécies estão mais disseminadas pelo Brasil – especialmente pelas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.

Unidade Básica de Saúde Fluvial para Curuá O senador Jader Barbalho comemorou a liberação de mais uma Unidade Básica de Saúde Fluvial. Desta vez o município beneficiado foi Curuá. No ano passado o vice-prefeito Cícero Bezerra dos Santos esteve em audiência com o senador, em Brasília, para solicitar apoio junto ao Ministério da Saúde. O prefeito já havia inscrito uma solicitação para obter uma UBS Fluvial para o município, mas ainda não havia sido contemplado. Com o apoio do senador, o Pará conseguiu unidades para atender a 19 municípios.

Cada UBS custa cerca de R$ 1,88 milhão. No dia 21 de março o Ministério da Saúde fez o pagamento do valor integral para a Prefeitura Municipal de Curuá. “É uma grande satisfação poder apoiar os municípios paraenses, principalmente na área da saúde”, comemorou o senador. Além de Curuá, já haviam recebido UBSs fluviais, graças ao apoio do senador os municípios de Oeiras do Pará, Anajás e Jacareacanga. As Unidades Básicas de Saúde Fluviais são embarcações que comportam Equipes de Saúde da Família Fluviais, providas com mobiliário e equipamentos necessários para atender à população ribeirinha. (Luiza Mello/Diário do Pará)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
DOL - Diário Online
Sobre DOL - Diário Online
Xinguara - PA
Atualizado às 20h08 - Fonte: Climatempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 32°

25° Sensação
7.5 km/h Vento
69.2% Umidade do ar
80% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (12/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (13/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio