Terça, 03 de Agosto de 2021 07:24
(94) 99132-6339
Cidades São Félix do Xingu

Governo do Pará entrega nova pista de pouso e decolagem em São Félix do Xingu

Município é um dos maiores do sudeste do Pará, a pista permite a ampliação do fluxo aéreo de passageiros até Belém e o incremento do setor de turismo

04/12/2020 14h05 Atualizada há 8 meses
5.531
Por: André Silvestre Fonte: Tayná Horiguchi (COSANPA / agenciapara
Foto: Marco Santos / Ag.Pará
Foto: Marco Santos / Ag.Pará

Nesta sexta-feira (4), o governador Helder Barbalho entregou a nova pista de pouso e decolagem do aeródromo do município de São Félix do Xingu, na região sudeste do Pará. O equipamento construído pelo Governo do Estado, foi inclusive ampliado. A partir de agora, a pista passa a ter 1.600 metros de extensão por 30 m de largura. 

São Félix do Xingu é um dos maiores municípios do sudeste do Pará, com a população estimada em mais de 128 mil habitantes. A pista deverá ampliar o fluxo aéreo de passageiros até Belém e incrementar  a economia no setor de turismo.

“São Félix é um município muito grande, tem 40 vilas para dar assistência, então é de suma importância, no caso da saúde, em casos de acidentes, essa pista é importante demais, estamos lutando há tempos. Antes era péssima, estava só buraco, metade era terra e, na outra metade, o asfalto estava sem condições. Graças a Deus, o governador olhou por nós e a pista está ótima. Vai agregar muito”, agradeceu Mauricio Lopes, piloto de avião.

Foto: Marco Santos / Ag.Pará
Foto: Marco Santos / Ag.Pará

 

O investimento do Estado nos serviços de drenagem e terraplanagem da pista foi viabilizado pela Secretaria de Transportes (Setran). “É um aeródromo importante para a região, nós fizemos pavimentação completamente nova para pista de pouso e decolagem, com base, sub-base e sinalização, um investimento de mais de R$ 10 milhões, uma obra do Governo do Estado que vai trazer uma mudança de patamar para população dessa região", disse o titular da pasta, Adler Silveira.

"Essa obra traz também o desenvolvimento para o agronegócio, à pecuária, à mineração, facilita a ida e vinda dos investidores que atuam nessa região do estado, bem como facilita a vida da população que por algum momento precise de transporte médico, por exemplo'', acrescentou o secretário Adler.

Ele observou, também, que "essa obra foi feita visando tanto o lado social das políticas públicas de qualidade quanto o desenvolvimento da região, rica em mineração e no agronegócio. Importante ressaltar que nós estamos com várias frentes aqui na região. Estamos fazendo a revitalização com operações tapa buracos, na PA-279, que liga São Félix do Xingu até Tucumã, Ourilândia, Água Azul do Norte, Xinguara, fazendo com que tenhamos melhor mobilidade e qualidade nesses trechos, gerando transporte mais confortável para a população dessa região”, frisou Adler Silveira.

"São Félix é o maior município da PA-279 e para nós é com grande alegria que nós recebemos o governador para todas essas ações tão importantes para o nosso município e para nossa região'', declarou o prefeito eleito nas eleições de 2020, João Kleber.

Ele fez questão de listar algumas das iniciativas do governo na região. "Programa Territórios Sustentável, regularização fundiária, Sua Casa, a pista do aeroporto, que são tão importantes para o nosso município, que tem o maior rebanho per capita do país, uma província minerária muito grande. Esse aeroporto veio na hora certa para o desenvolvimento da nossa região. O governador está de parabéns por chegar e fazer ações tão importantes para o nosso município”, enfatizou o prefeito eleito.

Helder Barbalhou foi quem inaugurou a pista do aeródromo junto com uma comitiva do Governo do Estado. “Parabenizo à Secretaria de Transportes do Estado por essa importante obra para a região. As obras do aeroporto facilitarão a integração inclusive deslocando pacientes quando for necessário”, garantiu o chefe do poder executivo.

Obras - No setor de aviação, a Setran ainda conta com as obras avançadas do aeroporto de Salinópolis e mais cinco aeroportos no plano estratégico.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.