Domingo, 25 de Outubro de 2020 10:04
(94) 99132-6339
Política Eleições 2020

Só PL e PSC ficam contra adiamento das eleições em votação na Câmara dos Deputados

Em Xinguara, PL e PSC trabalham para ter o candidato a prefeito e vice dos respectivos partidos, com uma chapa que terá o médico Moacir Pires de Faria como candidato a prefeito.

02/07/2020 09h38
5.220
Por: André Silvestre Fonte: Com informações do Portal Poder360
Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados - 30.jun.2020
Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados - 30.jun.2020

A PEC (proposta de emenda à Constituição) que adia as eleições de 2020 sofreu forte resistência entre deputados, no início. Na hora da votação, porém, só PSC e PL ficaram contra. A proposta foi aprovada nesta 4ª feira (1º.jul.2020) na Câmara e vai a promulgação. O Senado já analisou.

Os 2 partidos foram os únicos que orientaram os deputados a votar “não”, sendo que o PSC orientou “sim” na 2ª votação – PECs são analisadas em 2 turnos. Também foram as únicas legendas que, nas duas rodadas, deram menos da metade de seus votos ao adiamento.

A pandemia é o motivo da mudança no calendário eleitoral. Existe o temor de que os eventos associados ao processo de votação causem aglomerações e facilitem a disseminação do coronavírus.

O clima desfavorável à proposta na Câmara mudou no fim de semana. Os deputados estavam sob pressão dos prefeitos que tentarão reeleição. Como são mais conhecidos dos eleitores, levam vantagem se os adversários tiverem menos tempo para divulgar suas candidaturas.

Também preocupava os atuais mandatários a possibilidade de ficar sem caixa por causa dos efeitos do coronavírus na economia e precisarem atrasar salários perto da data da votação. Isso derrubaria a popularidade e dificultaria os planos de reeleição.

O presidente da Casa, Rodrigo Maia, passou o sábado e o domingo articulando a votação. Mais verbas para municípios e a volta da propaganda partidária na TV fizeram parte das conversas.

Pesou sobre os deputados, ainda, o fato de Senado e TSE (Tribunal Superior Eleitoral) terem se manifestado favoravelmente ao adiamento. Caso a eleição não fosse adiada e ajudasse a disseminar o coronavírus, a Câmara arcaria com o ônus político quase sozinha.

Em Xinguara, PL e PSC trabalham para ter o candidato a prefeito e vice dos respectivos partidos, com uma chapa que terá o médico Moacir Pires de Faria como candidato a prefeito.

A votação PEC, na Câmara dos deputados, evidenciou a preocupação dos dirigentes desses partidos, ao demonstrarem maior interesse pela realização das eleições, do que pelos riscos da saúde da população, por conta da pandemia do Novo Coronavírus.

Xinguara já tem confirmado mais de mil casos de pessoas que contraíram o Novo Coronavírus, motivo que implicou em decisão judicial com determinação de aplicação de medidas por meio de decreto da prefeitura municipal.

 

NOVAS DATAS

 

Além das datas das votações propriamente ditas, também foram adiados outros prazos das eleições. O Poder360 mostra os principais eventos neste infográfico:

Com a aprovação da PEC, a escolha de prefeitos e vereadores em todo o País será em 15 de novembro – data de votação no primeiro turno – e 29 de novembro -, caso as disputas sejam definidas numa segunda etapa. O texto também muda o calendário eleitoral deste ano (Confira no quadro). 

A alteração é motivada pela pandemia do novo coronavírus e, com a postergação para novembro, a expectativa é que a incidência e o risco de contaminação pela doença entre eleitores sejam menores no País.

Com informações do Portal Poder360

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Xinguara - PA
Atualizado às 09h59 - Fonte: Climatempo
27°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 32°

28° Sensação
15.3 km/h Vento
55% Umidade do ar
90% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio