Sexta, 18 de Setembro de 2020 19:46
(94) 99132-6339
Brasil Emater

Emater vai instalar campos de manejo de bacurizal em Abaetetuba

Ação ocorrerá em quatro propriedades com potencial para o fruto, na comunidade Cataiandeua

22/01/2020 09h54
2.302
Por: André Silvestre Fonte: Agência Pará
Foto: Agência Pará / Arquivo
Foto: Agência Pará / Arquivo

Nesta terça-feira (21), o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Abaetetuba, no nordeste do Pará, fará a primeira vistoria em quatro propriedades com potencial, e interesse dos proprietários, para ser transformadas em campos-piloto de manejo de bacurizais nativos. O cronograma visa a princípio a comunidade Cataiandeua e foi definido a partir de uma reunião, na semana passada (14), no sítio Tooru Ikeda, com agricultores e estudantes do Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA).

De acordo com dados da Emater, mais de 100 localidades abaetetubenses apresentam perfil ideal de incidência nativa das plantas e, mesmo assim, a produção comercial de bacuri no município é irrisória, obrigando à importação de outras regiões, para suprir o consumo.

Por desconhecimento sobre tratos culturais e falta de estímulo para a atividade, as famílias desperdiçam a colheita e ainda mantêm um aglomerado de plantas derivadas da mesma raiz, as quais acabam ociosas, sem frutificação, por conta da não-diversidade genética.

“A devida intervenção científica – como limpeza da área, adequação de espaçamento e inserção de material genético múltiplo – pode garantir um aumento considerável de produtividade, até 60 vezes mais, e controle de qualidade dos frutos e da safra, resultando em crescimento do mercado de fruta e de polpa. Alcançamos frutos mais doces, maiores e em mais quantidade, no mesmo tamanho de área”, explica o engenheiro agrônomo da Emater, Flávio Ikeda.

As experimentações iniciais constarão de 0,25 hectare, com pelo menos cinco genótipos diferentes. Em dois anos, será possível verificar dados preliminares da performance de produção.

Fonte:  Agência Pará / Aline Miranda (EMATER)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Xinguara - PA
Atualizado às 19h30 - Fonte: Climatempo
31°
Tempo aberto

Mín. 17° Máx. 36°

29° Sensação
12.6 km/h Vento
29.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 37°

Sol
Domingo (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 37°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio