Super banner
Famep

Com o apoio da Famep, Estado reúne prefeitos e secretários para alinhar ações

Prefeitos e representantes de mais de 100 municípios do Estado do Pará estiveram na UNAMA BR, em Ananindeua

05/07/2019 19h07
Por: André Silvestre
Fonte: Assessoria de Comunicação/ Famep
5.068
(Foto: Reprodução / Famep)
(Foto: Reprodução / Famep)

Prefeitos e representantes de mais de 100 municípios do Estado do Pará estiveram na UNAMA BR, em Ananindeua, nesta quinta-feira (4), participando da reunião de gestão do governo do Estado realizada sob a organização do Núcleo de Relações com Municípios e Entidades de Classe (Nurmec) e Secretaria Estadual de Educação (Seduc) com o apoio da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep). O encontro, também contou com a presença do governador Helder Barbalho, do vice, Lúcio Vale e de secretários do Estado e teve como objetivo alinhar sobre os convênios, programas e ações governamentais com impacto direto nas cidades paraenses.

A reunião serviu também para troca de informações, esclarecimento de dúvidas e orientação sobre apresentação de projetos, legislação e planos de trabalho, além de ser um momento importante para que o governo compartilhe com os prefeitos suas principais diretrizes de atuação, prioridades deste ano e de que forma os municípios podem ser parceiros na construção das políticas públicas.

O presidente da Famep e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, elogiou a postura do governo do Estado em estar aproximando cada vez mais os municípios do Pará. "Este é um evento de grande importância, estes são os primeiros seis meses de governo e com essa reunião que envolve prefeitos, prefeitas, secretários, secretárias e profissionais municipais nós podemos ter um diagnóstico da educação no Estado do Pará, um resultado que não é bom, mas esse alinhamento é justamente a base para que façamos um plano estratégico de governo para que essa realidade seja transformada. É muito importante também que todos nós possamos envolver isso juntando a rede municipal e a rede estadual em prol de um só objetivo que é melhorar o nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), trabalhar a evasão escolar para que ela seja evasão zero e para que todas as metas sejam atingidas é necessário que todos estejam envolvidos, acredito que todos nós temos que dar as mãos para garantir o direito de aprender das nossas crianças, jovens e adolescentes", finalizou o prefeito.

Educação

A agenda iniciou às 8h, com uma apresentação da secretária de Estado de Educação, Leila Freire, que abordou o tema "Desafios da Educação no Estado do Pará". A gestora divulgou os resultados dos Encontros Regionais de Educação que vêm sendo realizados desde maio, bem como o andamento das obras de escolas.

A secretária Leila Freire iniciou a agenda com os prefeitos, abordando os desafios da educação no Estado. "É um diálogo que continua, um canal que está sempre aberto, iniciado pelos encontros regionais com gestores de Ures e Uses, e os dirigentes municipais de educação. Nesse momento, o governo reúne com prefeitos e prefeitas para discutir a questão da educação e também outras agendas, como obras e convênios. É um Estado presente que busca, de forma coletiva e democrática, o diálogo e estabelecer as ações estratégicas para a superação dos desafios", destacou a secretária.

O Governador também destacou a necessidade de envolvimento dos municípios para uma efetiva educação no Pará. Para o governador Helder Barbalho, além de mostrar a parceria, e a relação de gestão entre Estado e municípios, o foco é o envolvimento dos 144 municípios na construção de um Pará melhor.

"Temos um planejamento para as escolas estaduais, para melhorar o índice de desenvolvimento da educação, porém, é fundamental o envolvimento dos municípios. A avaliação se dá para todos os paraenses, independente se são alunos da rede estadual ou municipal, e é por isso que convidamos todos os prefeitos, para esse compromisso em favor da educação, da melhoria da qualidade de nossas escolas, da valorização profissional", destacou. "Queremos, acima de tudo, que alunos e pais estejam no único sentido de promover uma educação de qualidade no Pará".

Secretarias de Estado recebem demandas Municipais

O encontro prosseguiu pela parte da tarde com as apresentações dos secretários de obras (Sedop), planejamento (Seplan), transporte (Setrans) e Casa Civil (Nurmec), que abriram espaço para que cada gestor informasse o que está sendo planejado e/ou executado nos municípios.

O presidente da Famep, que presidiu a mesa de debate com os secretários destacou a necessidade dos Municípios de receberem investimentos, principalmente no âmbito da infraestrutura urbana e rural. "Nós não temos condições de fazer isso sozinhos, pelo menos, a maioria dos Municípios na base de FPM, ICMS e de Receita Própria não tem capacidade de investimento, paga folha, paga encargos sociais, parte dos fornecedores e o dinheiro já foi embora", finalizou Nélio. O gestor também lembrou da época em que o então governador era ministro da Integração e que logo após, o atual secretário de Transporte assumiu, "Este foi um momento de grandes conquistas aos municípios, então gostaria de deixar registrado meu agradecimento, em nome da Famep e de todos os gestores e gestoras", acrescentou.

Todos os secretários de Estado tiveram momento para fala e debate com gestores e gestoras que discutiram as necessidades municipais. Após o momento de reunião no auditório, todas as secretarias estavam em unidades recebendo os prefeitos para que estes pudessem alinhas seus projetos e andamento de suas demandas.

(Foto: Reprodução / Famep)

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários