Super banner
Xinguara

A história do homem que deseja ser prefeito do município de Xinguara

Ele é filho de Xinguara e há sete anos está à frente da SEMED

29/06/2019 10h02Atualizado há 2 meses
Por: André Silvestre
Fonte: jornalmanancial
45.362
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O Secretário de Educação de Xinguara, professor Vilmones da Silva, lembra que seus pais se mudaram para Xinguara na metade da década de 70 com o objetivo de conquistarem um pedaço de terra para lavrarem e criarem os seus, 4 filhos, naquela época. Vilmones nasceu em 1977 nas proximidades do Distrito de São Francisco em Xinguara, sendo o sétimo de um total de nove irmãos.

Em 1982 com o propósito de colocar os filhos na escola, sua família se mudou para a sede do município. Aos 8 anos começou a estudar e por 4 anos consecutivos vendia geladinha nas vias públicas de nossa cidade para ajudar no orçamento familiar.

A partir dos 12 anos, Vilmones conta que teve seu primeiro emprego em uma loja de confecções da cidade onde ficou até aos 14 anos. “A partir dos 14 resolvi comprar uma carroça e trabalhar por conta própria, pois dessa forma poderia me dedicar mais aos estudos uma vez que não tinha que cumprir horário”, explica.

Aos 17 anos, conta o secretário, abrimos uma rede de lojas especializada no comércio de roupas usadas. Tínhamos lojas em Paragominas, Canaã, Xinguara, tucumã e São Felix do Xingu. Em 1997 terminei o curso de magistério na Escola Jader Barbalho e em 1998 iniciei a carreira de professor em um Distrito do município de Eldorado do Carajás.

Vilmones, Osvaldinho, deputado Joaquim Passarinho e secretária Janaína, durante inauguração da quadra coberta da Escola Clementina Natal no setor Mariazinha / (Foto: Reprodução)

 

O DESTINO

Em 1999 por opção, Vilmones retornou ao município de Xinguara e em agosto de 2001, começou a ministrar aulas na Escola Tancredo Neves. Em 2004 passou no vestibular da UFPA para o curso de Matemática, e em 2006, com apenas dois anos de curso, passou no concurso da SEDUC para professor de Matemática.

Após aprovação em concurso Vilmones tomou posse em fevereiro de 2009, e no mesmo ano passou em primeiro lugar para professor de matemática da rede municipal.

O atual secretário de Educação não tem dúvida que durante esse tempo, foi um bom administrador e conseguiu economizar o suficiente para construir sua casa e comprar um pedaço de terra para manter viva suas origens.

(Foto: Reprodução)

Com uma carreira profissional invejável e com perfil de homem sério e trabalhador, não deu outra, senão o convite feito pelo prefeito Osvaldinho Assunção para assumir uma das maiores e mais importantes pasta da gestão municipal – a Secretaria Municipal de Educação.

Foi assim que em primeiro de janeiro de 2013, foi nomeado secretário municipal de educação, e de lá para cá vem conduzindo sua gestão com inteligência e muita determinação para dar orgulho aqueles que sempre acreditaram em sua competência e sua honestidade.

 

Hoje a educação em Xinguara, tem uma brilhante história de crescimento e de qualidade no ensino, ações priorizadas pelas gestões de Osvaldinho Assunção e Vilmones Silva.

Construção de quadras cobertas

 

EVOLUÇÃO EDUCACIONAL

Em sete anos de gestão, a educação infantil teve ampliação de vagas, construção de novas creches, incluindo as de modelo inovador ProInfância Tipo B.

Atualmente são 6 creches em funcionamento e uma em fase de conclusão, bem como novas escolas e quadras construídas. Obras que representam o avanço do setor educacional comprometido com um estudo de qualidade aos alunos do ensino infantil ao fundamental.

Creche professor Givaldo da S. Lucena, localizada no bairro Itamarati

 

Em 7 anos de gestão educacional Xinguara se destaca pelos investimentos na infraestrutura, com qualificação de servidores, qualidade do transporte escolar e na climatização de salas de aula, atualmente quase cem por cento.

As crianças da rede de ensino infantil estudam em salas modernas, climatizadas, com área de recreação, alimentação escolar com acompanhamento nutricional e com professores e monitores de sala.

Outro importante passo feito na gestão do secretário Vilmones foram as salas para educação especial, para que alunos com deficiências possam ter um ensino com professores qualificados e com o auxílio de cuidador.

É só um pouco da história do secretário Vilmones da Silva

FONTE: JORNAL MANANCIAL

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários