Super banner
segurança

Marabá ganha reforço na segurança com 100 novos PMs

O município de Marabá conta com o reforço de mais 100 policiais militares nas ações de segurança pública.

04/05/2019 11h00
Por: André Silvestre
Fonte: DOL / informações da Agência Pará
2.737
Helder Barbalho cumprimentou os novos policiais, que atuarão no município. (Foto: Marco Santos/Agência Pará)
Helder Barbalho cumprimentou os novos policiais, que atuarão no município. (Foto: Marco Santos/Agência Pará)

O município de Marabá conta com o reforço de mais 100 policiais militares nas ações de segurança pública. A solenidade de formatura dos soldados ocorreu ontem (3), no Centro de Convenções da cidade. A solenidade, que contou com a presença do governador Helder Barbalho, também encerrou o I Encontro Regional de Educação.

O Curso de Formação de Praças 2018/2019 foi iniciado em agosto do ano passado, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) – polos Belém, Santa Izabel do Pará e Castanhal. Autoridades civis e militares, além de familiares dos novos soldados, acompanharam a formatura.

O momento mais importante da solenidade foi a entrega das divisas de soldado e do distintivo do curso de formação. O evento contou ainda com uma apresentação de finalização do curso, quando os novos soldados marcharam e jogaram os quepes para o alto.

A soldado PM Carmen de Souza Araújo não conteve a emoção ao final da cerimônia. “O momento, agora, é de felicidade. Estamos preparados e capacitados para atuar nas ruas e ser bem-sucedidos”, declarou.

Segundo o governador Helder Barbalho, “os novos soldados ajudarão a importante missão de servir ao Estado”, e frisou que, no início do segundo semestre, o governo realizará o maior concurso público da história da PM do Pará, ofertando 7 mil vagas. O governador ressaltou a determinação de recompor o quantitativo da tropa da PM.

“Estamos buscando fazer com que esse efetivo seja recuperado, para estar mais próximo à população. Nós deveríamos ter 31 mil policiais; hoje nós temos 16.500. Portanto, nós temos um desafio enorme”, acrescentou Helder.

EDUCAÇÃO

Ainda no Centro de Convenções foi realizado o Encontro Regional de Educação do Pará, com o tema “Os desafios da educação pública paraense e a garantia do direito de aprender”, com o objetivo de identificar problemas e discutir formas de melhorar o atual cenário educacional do Pará.

O evento reuniu gestores de Ures (unidades regionais de Educação), diretores e técnicos de escola, prefeitos e secretários municipais de Educação e conselheiros escolares dos municípios do sudeste paraense. No primeiro dia houve apresentação do cenário educacional do País e do Pará, por meio de debates e palestras.

A secretária de Estado de Educação, Leila Freire, avaliou o encontro como um grande passo para a mudança de visão sobre a educação no Estado. “O objetivo de discutir e analisar os desafios que se colocam para a educação no Estado foi primordial para, a partir desses desafios, construirmos uma agenda de aprendizagem”.

O evento contou com a apresentação de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Tatakti Kyikatejê, que atende à etnia Gavião Kyikatejê, localizada na terra indígena Mãe Maria, no município de Bom Jesus do Tocantins.

Após a apresentação, o grupo entregou ao governador um arco e flecha. Segundo Concita Sompré, professora da rede estadual e do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, o arco e a flecha para o povo indígena da Mãe Maria, o povo Kyikatejê, representa, primeiramente, força, garra, determinação e pontaria. “Nós passamos isso pro governador como uma forma de dizer que ele é um guerreiro, por estar à frente dessa demanda, desses desafios que tem pela frente”.

(DOL / informações da Agência Pará).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Arranha ceu
Anúncio
Municípios
Banner medio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio